top of page
Membros de Honra
Coronel Francisco na Moldura.jpg
Presidente de Honra Perpétuo
FRANCISCO de Assis Silva

BIO

Nascido em Queimadas, município brasileiro, localizado no Agreste paraibano e pertencente à região metropolitana de Campina Grande, tem em sua história as marcas da chegada do gado ao interior do nosso Estado ainda no século XVIII. Francisco é quarto filho do casal Sebastião Martins e Maria da Luz Silva nascido aos 9 de maio de 1957.  Após completar os estudos curriculares, prestou exame para o Curso de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba, sendo declarado Aspirante a Oficial pela Academia Militar de Pau D'Alho na Polícia Militar de Pernambuco em 1979.

     Trazer à luz dos que nos acompanha, o nome do coronel Francisco de Assis Silva para a Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba é um misto de sentimento e de dever de justiça. Não somente pela pessoa, filho, irmão, marido e pai que tem sido, mas sobretudo, pelo profissionalismo que ele, com denodo, austeridade e compromisso demonstrados ao longo dos seus 42 anos de vida policial-militar, especialmente, pela forma que tem tratado os assuntos relacionados às demandas da categoria militar estadual paraibana.

     A natureza que liga coronel Francisco de Assis Silva à ALMEP se inicia na confiança da Federação Nacional de Entidades de Militares Estaduais – FENEME e a Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal – ALMEBRAS quando foi estimulado a indicar dois oficiais, um dos quadros da Polícia Militar e outro dos Bombeiros Militares para compor o Estado da Paraíba naquele sodalício, cujos frutos já brotam com a instalação da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba – ALMEP.

 

     Com Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (ESEFEX, Rio de Janeiro, 1985) e especialista em treinamento desportivo pela Universidade Gama Filho (Rio, 2004) abraçou desde tenente essa atividade dentro e fora da Polícia Militar.

 

   Participou de seminários internacionais de Treinamento Desportivo com quatro painéis, sendo eles: “Caminhantes da Orla Marítima – atividade física e saúde (2000); Atividade Física em Logradouro Público; Perfil da Pressão Arterial dos Caminhantes da Orla Marítima; e Atividade Física para os Policiais Militares da Paraíba e seus benefícios (2001.)

 

     Após conclusão de mestrado em Segurança Pública na Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 1992), assumiu novos rumos dentro da Polícia Militar que entre eles se destacam: Comandante do Centro de Ensino, Diretor de Ensino e por fim, Comandante do Policiamento do Interior sendo responsável pela estrutura militar estadual em 197 cidades que compõem ainda hoje a malha do território paraibano fora da região metropolitana da capital.

 

     Em funções designadas pelo comando e a convite do Governador foi Coordenador de Segurança do Gabinete do Governador e Assessor Militar junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Fora da caserna foi Diretor Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, Secretário de Esportes e Lazer do Estado da Paraíba e Presidente do Conselho Regional de Educação Física da Paraíba. Atualmente se dedica ao cargo de Presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba e assume a primeira vice-presidência da Federação de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME.

Roberto Rodrigues de MENEZES
Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina - ALMESC

BIO

Brasileiro, natural de Florianópolis/SC, nascido aos 07 de novembro de 1949, Coronel Veterano da Polícia Militar de Santa Catarina. Acadêmico idealizador, fundador e primeiro Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) ocupando a Cadeira 01, Fundador e primeiro Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ALMESC) Cadeira 02. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Academia Desterrense de Literatura, Cadeira 39, membro correspondente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR) e do Grupo de Poetas Livres e, MEMBRO DE HONRA desta Academia de Letras.

Coronel Roberto Rodrigues Menezes 2.png
Coronel Alberto Afonso Landa Camargo Pres ABRIL.png
Presidente da Academia Brigadiana de Letras - ABRIL
Alberto Afonso LANDA Camargo

BIO

Brasileiro, natural de Santiago do Boqueirão/RS. Coronel Veterano da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, nascido aos 15 de setembro de 1945, romancista, contista, poeta, conferencista, professor graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas, também graduado em Filosofia e Bacharel em Direito, acadêmico fundador e Presidente da Academia Brigadiana de Letras (ABRIL) ocupando a Cadeira 01. Acadêmico Fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) Cadeira nº 07, Membro da Academia de Letras do Brasil, Seccional, São Paulo e, MEMBRO DE HONRA, desta Academia de Letras.

Anronio Celso MENDES
Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR)

BIO

Brasileiro, natural de Elói Mendes/MG. Militar estadual, Coronel Veterano da Polícia Militar do Paraná, nascido aos 18 de fevereiro de 1934, fundador e Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR) ocupando a Cadeira nº 01, Acadêmico Efetivo Perpétuo e Fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) Cadeira nº 14, Membro da Academia de Letras do Paraná, Cadeira 34 e da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas (RJ) e, MEMBRO DE HONRA, desta Academia de Letras.

Coronel PM Antonio Celso Mendes Pres ALMEPAR.png
Coronel PM Carlos Auguto Furtado Moreira Pres AMCLAM.png
Carlos Augusto FURTADO Moreira
Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares - AMCLAM

BIO

Brasileiro, natural de São Luís/MA. Militar estadual, Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Maranhão, nascido aos 24 de novembro de 1961, filho de José de Ribamar Moreira e Isabel Furtado Moreira, idealizador, fundador e Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) ocupando a Cadeira nº 01, Acadêmico Efetivo Perpétuo da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) Cadeira nº 19 e, MEMBRO DE HONRA, desta Academia de Letras.

Ubirajara ANCHIETA Rodrigues
Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) - 2022/2024

BIO

Brasileiro, natural de Santana do Livramento/RS. Militar estadual, Coronel Veterano da Brigada Militar do Rio Grande do Sul nascido aos 23 de setembro de 1948, Educador, escritor, poeta, Presidente e Acadêmico Efetivo Perpétuo Fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) Cadeira nº 02, Membro Fundador da Academia Brigadiana de Letras (ABRIL), MEMBRO DE HONRA, desta Academia de Letras.

Coronel Ubirajara Anchieta Rodrigues.png
TenCel Ednice Presidente ALMESC.jpg
EDENICE da Cruz Fraga
Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina - ALMESC

BIO

Nascida em Florianópolis, a Confreira Edenice possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é Tenente Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar, pioneira em sua área, sendo a primeira mulher negra a alcançar o oficialato, a posição de subcomandante e a responder pelo Comando de um Batalhão na Grande Florianópolis.

Além de seu trabalho na polícia militar, a literatura sempre esteve presente na vida da Confreira

 

Edenice. Desde pequena, ela gostava de declamar poesias, atividade que continua a fazer até hoje em diferentes espaços, sempre que convidada. Da fala para a escrita, ela se lançou no mundo da literatura na adolescência, enquanto estudante de Ensino Médio.

A Confreira Edenice da Cruz Fraga já foi reconhecida por suas contribuições à literatura e ao mundo militar com diversos prêmios, incluindo a Medalha dos 170 anos da PMSC, Galardão de Ouro do 10º Batalhão da PMSC, Título de Honra ao Mérito Cultural da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Destaque da Raça Negra pelo Instituto Liberdade,  Medalha Cruz e Sousa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Troféu Mulher Destaque da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina e Troféu Sarau Literário da Casa das Artesãs.

ANGELO Mário de Azevedo Dantas
Presidente da Academia Potiguar de História e Cultura Militar (APHICUM)

BIO

Nascido em São Paulo do Potengi, município responsável por alimentar e dar origem ao Estado do Rio Grande do Norte, Angelo Mário de Azevedo Dantas veio ao mundo em 21 de maio de 1962.  Aos 20 anos, ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), concluindo-o em 1984 na Academia de Polícia Militar do Paudalho, da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE). Durante sua carreira na corporação, exerceu todos os postos disponíveis, e, em janeiro de 2016, passou para a Reserva Remunerada após ter ocupado o cargo de Comandante Geral da PMRN. No âmbito literário, Angelo é um pesquisador dedicado à historiografia da Polícia Militar norte-rio-grandense, tendo publicado por autoria própria dois livros: “Cronologia da Polícia Militar do RN: de 1834 a 2009” em 2010 e “História do Hospital Cel. Pedro Germano Costa” em 2013. Atualmente preside a Academia Potiguar de História e Cultura Militar (APHICUM) com sede na capital potiguar, sendo o idealizador e fundador daquele sodalício lítero-cultural.

Coronel PMRN Angelo Mário de Azevedo Dantas 2.jpg
Cel Albuquerque TO.jpg
Joaidson Torres de ALBUQUERQUE
Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins (ALCAM-TO)

BIO

Brasileiro, natural de Goiânia-GO, que aos 20 anos ingressou na Polícia Militar de Goiás (PMGO) em 01 de fevereiro de 1985. Em janeiro de 1989, já como 2º Tenente, foi transferido para o novo Estado do Tocantins, onde galgou todos os postos hierárquicos da corporação. A partir de 2015, no posto de Coronel, exercendo várias funções de gestão, chegou a ocupar o cargo de Comandante Geral da Polícia Militar de Tocantins por duas vezes.

 

Coronel Albuquerque é filho do também Coronel veterano da PMGO, Antônio Tomaz de Albuquerque, e de Dona Maria Torres de Albuquerque. É acadêmico efetivo perpétuo, fundador

e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins (ALCAM-TO), com assento na Cadeira Nº 01, que tem como patrono o escritor, jornalista e professor brasileiro, Euclydes Rodrigues Pimenta da Cunha (Euclides da Cunha).

Ao longo de sua carreira, Coronel Albuquerque recebeu diversas honrarias e condecorações por seus serviços prestados à Polícia Militar e à sociedade tocantinense. Ele é uma referência na área da segurança pública e um exemplo de liderança e comprometimento com a causa pública.

bottom of page