top of page
ACADÊDMICO FUNDADOR
Rodrigues transp.png
RICARDO RODRIGUES DA COSTA

Conselheiro

BIO

Brasileiro, natural de João Pessoa, nascido aos 23 dias do outubro de 1966, filho de Maria e Francisco, ambos falecidos e que em vida eram: a mãe servidora pública do governo da Paraíba e o pai Subtenente da honrosa PMPB, os quais foram exemplos de dignidade, bondade, perseverança e fé e nortearam e norteiam a vida deste indicado a honrosa cadeira da academia, casado com Wilma Ferreira, pai de três filhos Ricardo Filho, Rafael e Robson, católico, mais conhecido como Rodrigues na amada Corporação Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, criado no baixo Roger, capital paraibana, de origem humilde, decorrente dos parcospardos recursos de seus genitores, sua busca pelo conhecimento, semeada principalmente por sua genitora, o fez conquistar uma melhor posição social e intelectual.

Estudante de Escola Pública, cursou o antigo primário na Escola Milton Campos, iniciou o ginásio no Grupo Escolar Epitácio Pessoa concluindo na José Lins do Rêgo. Concluso do curso Técnico em Estradas 1984 na antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, tendo estagiado no ano de 1985 em Arapiraca no estado de Alagoas.

Seguindo os passos do pai e irmão, ambos militares, prestou concurso público para oficial da Polícia Militar da Paraíba em 1986. Sendo aprovado optou pela formação bombeiro militar, cursando na Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal onde teve a felicidade de conhecer e fazer muito amigos, dentre eles os outros dois acadêmicos dessa Academia, o cunhado Ivonaldo Guedes e Walber Rufino companheiro de trabalho ao longo de 30 anos de serviços prestados àquela Instituição que muito lhe orgulha.

Retornando à Paraíba em 1988, no oficialato exerceu seu honroso mister vivendo intensamente nos lemas: ‘VIDA POR VIDAS” e “VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR”, atuando nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira.

Entre várias funções assumidas destacam-se a fundação e comando do 3º Batalhão de Bombeiros com sede na cidade de Guarabira e a de Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, onde lembra deste último capítulo, com coração apertado, as lágrimas de seu genitor ao vê-lo assumir o Comando daquela Corporação, pois ali para seu Francisco estava a garantia de que todo o esforço valeu à pena, como fruto do legado e encaminhamento deixado por ele na vida de Ricardo Rodrigues.

 

Destaca-se ainda que em seus Comandos teve muitas realizações profissionais, especialmente seu engajamento na Emancipação do Corpo de Bombeiros da Paraíba um marco histórico em sua vida, além do legado que considera mais valioso – seguir a conduta e fé cristã de amor a Deus e ao próximo e com ela ter construído muitos amigos na Corporação e fora dela ao longo de 31 anos e meses de excelentes serviços prestados.

Em 1999, enveredou no ramo empresarial na cidade de Guarabira na área de Formação de Condutores de Veículos Automotores e exerce a atividade até os dias atuais, ou seja há 21 anos com conduta ilibada e qualidade nos serviços prestados, tendo sido julgado pelo público da região ganhando o prêmio da melhor auto escola nas últimas cinco edições do concurso.

No ano de 2004 especializou-se em Gestão contra Sinistros na companhia do amigo de Academia Militar em Brasília e hoje confrade coronel BM Walber Rufino, tendo concluído cuja defesa foi aprovada pela Universidade Estadual do Ceará, naquele mesmo ano. Em 2009 conclui o Curso de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Estadual da Paraíba.

Ao mesmo tempo atua nas atividades pastorais da Igreja Católica, em especial a Pastoral dos noivos. Autor do livro “Emancipação do Corpo de Bombeiros” que se encontra na gráfica para oportuno lançamento. Hoje assume a cadeira nº 03 da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba, tendo como patrono o Coronel EB Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. Benfeitor (1935) e Patrono do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (1980), o qual neste momento é eternizado pelo seu alto valor como pessoa e profissional que foi.

É Acadêmico Fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba, Cadeira nº 03, tendo como Patrono o Coronel EB Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, benfeitor (1935) e Patrono do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (1980).

email.png

Fale com o Acadêmico

bottom of page