top of page
ACADÊDMICO FUNDADOR
sidiclei transp.png
SIDICLEI SILVA DE ARAUJO

Conselheiro

BIO

De família simples e de Militares, tem sua carreira militar influenciada por seu avô e tio, que fizeram história como Oficiais e Praças que sempre se dedicaram a Segurança Pública Nacional Sidiclei Silva de Araujo é filho de José Menezes de Araujo e Sebastiana Maria de Araujo, sobrinho do Tenente Coronel da RR  PMAC Sebastião Feitosa de Menezes, neto de Leônidas Francisco da Silva  natural de “Patos de Espinharas”, na Paraíba, como consta em seus documentos.

 

Esta cidade é o quarto município mais populoso do estado, localiza se no Vale do Rio Espinharas (eis o codinome) circundado pelo Planalto da Borborema a leste e sul e pelo

Pediplano sertanejo, a oeste que, até meados do século XVII, toda a zona que abrange o território do atual Município de Patos era habitada pelos índios Pegas e Panatis onde há muitos anos “as rádios locais Panati e Espinharas de Patos, carinhosamente, conhecida pelos munícipes.

Aos 19 anos, no auge da 2 ª Guerra Mundial, Leônidas foi recrutado pelo Exército Brasileiro, sendo sua Companhia destacada para a defesa das florestas Amazônicas, ficaram conhecidos como os soldados da borracha Chegando ao Estado do Acre, o soldado Leônidas constituiu família e hoje descansa no Seio de Abraão, retornando às suas terras apenas por intermédio de sua linhagem sucessória.

 

Sidiclei Silva nasceu na cidade de Rio Branco no Estado do Acre, aos 31 de julho de 1982 contraiu casamento com Katiuscia Karla Lopes da Silva Araújo e desse amor nasceram suas duas filhas Sofia e Eloísa da Silva Araújo.

 

Inicia sua carreira militar em 2002 como soldado nas fileiras da briosa Polícia Militar Acreana. Serviu inicialmente no 2 º Batalhão 2002 2005 posteriormente lotado no Centro de Operações de Segurança Pública CIOSP 2005 2011 neste diapasão recebeu a honraria de Policial Destaque, quando naquela oportunamente recebeu o convite para ser Coordenador de Ensino do Telecentro da Rede de Ensino a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) ora instalado no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança CIEPS, cumulativamente com a função de instrutor 2011 2017 que já exercia

 

Em 2017 já na graduação de 3 º Sargento PM, é selecionado para trabalhar com o Ensino a Distância na (SENASP) do então Ministério Extraordinário da Segurança Pública MESP na capital da República, tendo como missão primária auxiliar na capacitação e acompanhamento dos Tutores e posteriormente, na Criação do Programa destinado à qualidade de vida dos profissionais de Segurança Pública PRÓ VIDA da Diretoria de Ensino, Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal DEPAID na época Ministério da Segurança Pública MSP, onde permanece até os dias atuais no referido programa, desenvolvendo suas atividades na Diretoria de Políticas de Segurança Pública DPSP do Ministério da Justiça e Segurança Pública MJSP, em 2020 é promovido a graduação de 2 º sargento.

 

Ao longo das duas últimas décadas, o 2 º Sargento Sidiclei Silva, dedicou se aos estudos da Arte e Teologia (2004) se graduou em Gestão Pública (2008) e especializou se em Educação a Distância (AVM EDUCACIONAL, 2015).

 

Participou ativamente da docência on line, desde tutor, perpassando por conteudista e revisor. Ademais, é palestrante professor de sociologia e filosofia instrutor das temáticas de Direitos Humanos de Polícia Comunitária e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência PROERD Além de participar e coordenar grandes eventos Nacionais e Internacionais. É autor do artigo “Ensino à Distância em Segurança Pública no Brasil Rede EAD/SENASP” publicado na Revista Internacional MERCOPOL 2018 dedicando se ao desenvolvimento de Políticas de Segurança Pública.

 

É Acadêmico Fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba, Cadeira nº 06, tendo como Patrono José Plácido de Castro Militar político, defensor patriota do povo Acreano, patrono da Polícia Militar do Acre e Constitucionalista do Acre 1963.

Fale com o Acadêmico

email.png
bottom of page