top of page
ACADÊDMICO FUNDADOR
Rufino Fundo Transparente.png
WALBER RUFINO

Presidente da ALMEP

BIO

Nascido aos 26 de abril de 1966, na cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, José Walber Rufino Tavares, filho do Sr. Antonio Rufino e da Sra. Maria Tavares Rufino, nasceu numa família que abraçou o serviço militar iniciado pelo pai o Tenente Rufino em setembro de 1941 o qual motivou aos filhos, Ednaldo (coronel PM) , Edmilson (1º tenente PM) e Walber (coronel BM) e aos netos Jousilene (tenente coronel BM) e Jailson Sales (capitão BM), descendentes do Edmilson e ao Thales Pann (capitão BM), descendente do Walber, a seguirem a mesma carreira militar.

Depois de concluir os estudos básicos, aos 18 anos de idade, Walber Rufino, seguiu a carreira militar ingressando na Escola de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, sendo declarado Aspirante e Engenheiro de Segurança em dezembro de 1987 (Turma Tancredo Neves).

No posto de segundo tenente, em 1989 se especializou em combate a incêndio e salvamento em curso promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, auspiciado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (J1CA). Catorze anos depois, como capitão, em agosto de 2003, concluiu o curso de especialização de Intervenção em Catástrofes realizado pela Escola Nacional de Proteção Civil, patrocinado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AEC1), em Vacia-Madrid, Espanha.

Em 2004, concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, concluindo simultaneamente a especialização em Gestão Contra Sinistros, uma pós-graduação ofertada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com o corpo de bombeiros daquele Estado.

 

Ao longo de sua carreira militar, se dedicou em especial a assuntos voltados à pesquisa cientifica, a gestão operacional e educacional no seio da Corporação, tendo alcançado em 2003, ainda no posto de Capitão, o ápice do cargo, quando nomeado Chefe da 3ª Seção do Estado Maior Geral da Polícia Militar, conhecido pelo acrônimo (PM/3).

 

Em 2011, quando tenente-coronel, concluiu o programa de doutorado do Centro de Altos Estudos de Segurança 'CEL PM NELSON FREIRE TERRA", da Polícia Militar do Estado de São Paulo em parceria com a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em São Bernardo do Campo - SP, recebendo o título de Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

 

Foi para a reserva em junho de 2015, passando no posto de coronel a se dedicar a consultorias empresariais no campo da pesquisa científica e na gestão dos negócios e dos processos.

 

Em 2020 é indicado pelo Confrade coronel PMPB Vet. Francisco de Assis Silva, após seleta sabatina, a tomar acento na cadeira nº 22, da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS), sendo recepcionado pelo Confrade coronel PMPB Vet. Wolgrand Pinto Lordão Júnior, tendo como Patrono naquele Sodalício o Militar Revolucionário de 1930 e Patrono do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Coronel do EB Aristarco Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. No mesmo ano, foi aceito como sócio titular do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça (iBRASJUS).

Em 2021, com apoio incondicional dos senhores oficiais, coronel PM Francisco de Assis Silva, Presidente do Clube dos Oficiais e o coronel PM Wolgrand Pinto Lordão Júnior, confrade da ALMEBRAS idealizam e fundaram a Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba, em 19 de abril de 2021, sob a benção de Deus, um refúgio de produção intelectual, com doze Acadêmicos.

Durante a carreira militar foi agraciado com várias condecorações sendo destacadas as Medalhas: do Mérito do Corpo de Bombeiros Cel. EB Aristarcho Pessoa; com a do Mérito da PMPB Cel PM Elísio Sobreira; Mérito de Relevantes Serviços prestados de 10, 20 e 30 anos de Serviço; Mérito Administrativo Grau III da PMPB pelos serviços prestados à Fundação do Museu daquela Instituição; e Mérito de Serviços Distintos da PMPB.

Neste processo, Walber Rufino hoje ocupa a Cadeira nº 01, que tem como Patrono Eurivaldo Caldas Tavares: Monsenhor, Capelão Militar, Escritor, Historiador, Professor, Membro da Academia Paraibana de Letras (Cadeira 36), Membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (Cadeira 26).

Fale com o Acadêmico

email.png
bottom of page