top of page
ACADÊDMICO FUNDADOR
Wolgrand Fundo Transparente.png
WOLGRAND PINTO LORDÃO JÚNIOR

Vice-Presidente

BIO

Coronel Veterano da Polícia Militar da Paraíba, bacharel em direito, em administração e em Ciência Contábeis, pesquisador e membro fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) Cadeira 09, idealizador, acadêmico perpétuo e fundador e primeiro Vice- presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP) Cadeira 02

De tradicional família policial-militar paraibana, sua carreira militar, foi influenciada por seu avô, tios e pai que desde metade do Século XX fizeram história na Polícia Militar da Paraíba, como Oficiais e Praças que sempre se dedicaram à proteção e segurança pública.

Wolgrand Pinto Lordão Junior é bisneto do Capitão PM Isac Lopes Lordão (1910-1949); sobrinho do Coronel Ivanile Lopes Lordão (1939-1978); neto do Coronel Iran Lopes Lordão (1937-1974); filho do Coronel Wolgrand Lordão Pinto (1967-1997) e da Professora de Português Sra. Maria da Luz Chaves Lordão. Portanto, essa família teve integrantes na Polícia Militar durante 103 anos. Nascido na cidade de João Pessoa aos 14 de março de 1965 contraiu casamento com a Sra. Magna Cely de Pontes Lordão, gerando dois filhos: Thamires Pontes Lordão e Wolgrand Lordão Pinto Neto que, não seguiram a carreia da família.

Feito os ensinos básicos, entrou para a vida militar em 1983, sendo declarado Aspirante-a-oficial em dezembro de 1985 após conclusão do Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Desde cedo assumiu funções de comando, como primeiro tenente foi comandante do Pelotão PM da cidade de Sapé. Promovido à capitão atuou como Coordenador da Operação Manzuá em João Pessoa e em seguida comandou a 2ª Companhia, do 6º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade de Souza. Quando promovido ao Oficialato Superior teve a oportunidade de chefiar a Assessoria Militar na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba; de comandar o 4º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Guarabira; coordenar em âmbito estadual os serviços de Polícia Comunitária; chefiar o Gabinete do Comandante Geral; comandar o policiamento da região metropolitana da capital e por fim, comandar o policiamento da primeira região do interior na cidade de Campina Grande.

Ao longo dos últimos 40 anos, o Coronel Wolgrand Júnior se graduou em direito (UFPB, 1992) se especializando na carreira jurídica, participando ativamente de círculos de debates políticos, licitação pública e contratos administrativos; planejamento estratégico; encontros internacionais sobre gestão pela qualidade na polícia militar, direito humanitário e direito militar; polícia comunitária e, segurança cidadã.

Graduado em administração e em Ciência Contábeis (UNOPAR, 2021), autor da produção intelectual intitulada "Indicadores Socioeconômicos: desemprego e emprego informal no Brasil".

É Acadêmico Fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e Distrito Federal (2018), com assento na cadeira 09 e Acadêmico Fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba, Cadeira nº 02 tendo em ambos os Sodalícios como Patrono o Coronel da Polícia Militar da Paraíba Elísio Augusto de Araújo Sobreira, Benfeitor, Comandante Geral (1924/1928- 1930/1931) e Patrono da Polícia Militar da Paraíba (1957).

Fale com o Acadêmico

email.png
bottom of page