ACADÊMICOS FUNDADORES
WALBER RUFINO
Presidente da ALMEP
BIO
Brasileiro, natural de João Pessoa/PB, Coronel da Reserva Remunerada do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, filho de Antonio Rufino e Maria Tavares Rufino, nascido aos 26 de abril de 1966, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Major PM EURIVALDO Caldas Tavares. Monsenhor; Capelão Militar; Escritor e Historiador; Membro da Academia Paraibana de Letras e IHGPB, ocupando a Cadeira 01, desta Academia de Letras e Membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) Cadeira nº 22.
WOLGRAND LORDÃO
Vice-presidente da ALMEP
BIO
Brasileiro, natural de João Pessoa/PB, Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar da Paraíba, filho de Wolgrand Lordão Pinto e Maria Daluz Chaves Lordão, nascido aos 14 de março de 1965, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Coronel PM ELYSIO Augusto de Araújo Sobreira. Benfeitor; Comandante Geral (1924/1928- 1930/1931) e Patrono da Polícia Militar da Paraíba (1957), ocupando a Cadeira 02, desta Academia de Letras e Acadêmico Fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS) Cadeira nº 09.
RICARDO RODRIGUES
Conselheiro
BIO
Brasileiro, natural de João Pessoa, Coronel da Reserva Remunerada do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, filho de Francisco Rodrigues da Costa e Maria do Céu Guedes, nascido aos 23 de outubro de 1966, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Coronel EB ARISTARCHO PESSOA Cavalcanti de Albuquerque. Benfeitor (1935) e Patrono do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (1980), ocupando a Cadeira 03, desta Academia de Letras.
RENÊ LEITE
Conselheiro
BIO
Brasileiro, natural de Campina Grande, Subtenente da Polícia Militar da Paraíba, filho de Sebastião Leite Caldas e Rosilda Tolentino Leite, nascido aos 15 de junho de 1979, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Capitão EB MÁRIO BARBEDO, benfeitor, Comandante Geral da Polícia Militar da Paraíba (1912/1914), aviador, educador e “Mártir Altruísta”, ocupando a Cadeira 04, desta Academia de Letras.
WALDOMIRO BANDEIRA
Secretário
BIO
Brasileiro, natural de Itaporanga/PB, Cabo da Polícia Militar da Paraíba, filho de Raimundo Nonato Alves de Sousa e Vilneide Arruda Bandeira de Sousa, nascido aos 30 de setembro de 1977, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Major PM GENUÍNO de Albuquerque BEZERRA. Defensor Patriota e do povo sertanejo, Subcomandante Geral em cinco comandos distintos, ocupando a Cadeira 05, desta Academia de Letras.
SIDICLEI SILVA
Conselheiro
BIO
Brasileiro, natural de Rio Branco/AC, 2º Sargento da Polícia Militar do Acre, nascido aos 31 de julho de 1982, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Coronel José PLÁCIDO DE CASTRO. Político, idealista brasileiro, líder de movimento armado, defensor patriota do povo Acreano, Patrono da Polícia Militar do Acre, constitucionalista do Acre (1963), Governador do Estado Independente do Acre e Prefeito da Região do Alto Acre, ocupando a Cadeira 06, desta Academia de Letras.
ONIVAN ELIAS
Conselheiro
BIO
Brasileiro, natural de Sousa/PB, Coronel da Reserva Remunera da Polícia Militar da Paraíba, nascido aos 20 de maio de 1973, filho de Osvaldo Oliveira Matos e Maria Nonívia Elias de Oliveira, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Padre Galdino da Costa VILAR. Sacerdote da Igreja Católica, Presidente Provincial da Parahyba (1831/1832), defensor patriota e criador da Polícia Militar da Paraíba (1832), ocupando a Cadeira 07, desta Academia de Letras.
ARNALDO SOBRINHO
Tesoureiro
BIO
Brasileiro, natural de Bayeux/PB, militar da ativa, Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar da Paraíba, nascido aos 04 de dezembro de 1973, filho de Ardnildo Morais dos Santos e Maria Concebida Alves Morais, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Mestre-de-Campo André VIDAL DE NEGREIROS. Paraibano, patriota, defensor do Brasil (1645;1648-1649), líder na expulsão dos holandeses da Capitania Hereditária de Pernambuco, Maranhão e do Grão-Pará, Capitão Geral em Angola, ocupando a Cadeira 08, desta Academia de Letras.
BATISTA LIMA
Conselheiro
BIO
Brasileiro, natural de João Pessoa, Coronel Veterano da Polícia Militar da Paraíba, nascido aos 02 de junho de 1948, filho de João Joaquim de Lima e Maria Floriza de Lima, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Coronel PM ADEMAR NAZIAZENE GALDINO. Escritor, educador, benfeitor da PMPB e primeiro Aspirante-a-Oficial (1930), ocupando a Cadeira 09, desta Academia de Letras.
NALDO GUEDES
Diretor de Cultura e Eventos
BIO
Brasileiro, natural de João Pessoa. Coronel da Reserva Remunerada do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, nascido aos 19 de maio de 1963, filho de Waldomiro da Costa Guedes e Yolanda Ferreira Guedes, escritor, editor, pesquisador e folclorista, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor 2º Tenente EB João Emídio de LUCENA. Militar paraibano considerado o “General das Tradições Nordestinas” pelo historiador brasileiro Câmara Cascudo, ocupando a Cadeira 10, desta Academia de Letras.
AGRÍCOLA NUNES
Conselheiro
Brasileiro, natural de Teixeira/PB. Tenente-Coronel Veterano da Polícia Militar da Paraíba e Juiz de Direito Aposentado, nascido aos 04 de novembro de 1942, filho de Raimundo Nunes de Melo e Joana Nunes de Melo, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Major PM IRINEU RANGEL de Farias. Militar paraibano, benfeitor caririsense, defensor e herói do Sertão, condecorado com as medalhas Epitácio Pessoa e Vidal de Negreiros, ocupando a Cadeira 11, desta Academia de Letras.
ARDENILDO MORAIS
Conselheiro
BIO
Brasileiro, natural de Bayeux/PB. Militar estadual, Coronel Veterano da Polícia Militar da Paraíba, nascido aos 18 de junho de 1951, filho de Arnaldo Sobrinho de Morais e de Leonila dos Santos Morais, Acadêmico Efetivo Fundador, o qual tem por Patrono o senhor Marechal JOSÉ PESSOA Cavalcanti de Albuquerque. Comandante Militar na Missão Brasil-França (1917/1918), Idealizador da Academia Militar das Agulhas Negras; benfeitor do profissionalismo ensino no Exército Brasileiro; o “Soldado do Idealismo, ocupando a Cadeira 12, desta Academia de Letras.